Acontece

Biblios - Episódio 1: Normas para trabalhos acadêmicos

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
01/10/2020 - 17:05 - atualizado em 30/11/2020 - 08:49

 

 

 

 

Na sociedade do conhecimento, considera-se a normalização de trabalhos acadêmicos uma exigência para padronização na sua apresentação final para qualificação nas universidades. Neste episódio, com o intuito de dar apoio à comunidade na aplicabilidade técnica na produção de seus trabalhos no ambiente acadêmico, pincelamos os principais estilos com suas devidas contribuições.

Para cumprir tais exigências, encontra-se no mercado, cerca de 9 mil estilos, porém, cada um com suas particularidades e devida utilização de acordo com o padrão e diretrizes adotadas por universidades, editoras, revistas etc. Usualmente, destacam-se as normas ABNT, APA e Vancouver.

Visando a contribuir e dar maior qualidade, eficiência e praticidade no armazenamento e organização das bibliografias em trabalhos acadêmicos e científicos, existem os denominados gerenciadores de referências, que dispõem de uma enorme sucessão de funcionalidades, tais como o compilamento, arquivamento e organização das referências bibliográficas. Dentre eles, destacamos Mendeley, Citavi, Zotero e EndNote que contemplam diferentes estilos como: ABNT, Vancouver, APA e outros.

ABNT

A Universidade Federal de Uberlândia, adota o padrão ABNT para a confecção de trabalhos de conclusão de curso.

A Associação Brasileira de Normas Acadêmicas (ABNT) é um órgão privado e sem fins-lucrativos que se destina a padronizar as técnicas de produção feitas no país (ABNT, [1940?]). Dispõe de regras, diretrizes que podem ser utilizadas como padrão para uniformizar a produção de trabalhos de conclusão de curso, como artigos, monografias, teses e dissertações acadêmicas.

APA

American Psychological Association (APA) compõe um estilo de escrita e formatação para trabalhos acadêmicos, mais especificamente para artigos de periódicos, contudo, poderá ser utilizado também na formatação de outros tipos de trabalhos.

Vancouver

Estilo mais usado na área de ciências da saúde e no sistema numérico.

No entanto, as normas Vancouver não contemplam todos os itens da exigência de um trabalho acadêmico, destacam basicamente no que diz respeito às citações e referências.

Plágio acadêmico, o que é? Como se previnir?

Nessa perspectiva, abordamos maior atenção ao volume e diversidade das informações disponíveis, dando ênfase às questões de violação dos direitos autorais. O plágio amparado na Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998, é considerado antiético e qualificado como crime de violação de direito autoral no Brasil. Para Moraes (2004, p. 95), plágio é uma imitação fraudulenta de uma obra, protegida pela lei autoral, ocorrendo um verdadeiro atentado aos direitos morais do autor: tanto à paternidade quanto à integridade de sua criação. No entanto, para não cair no plágio, deve-se usar as devidas regras nas citações e referências. Diante da diversidade de programas disponíveis para detectar plágio, destacamos Copyspider e Plagium.

 

← Abertura                                                                                                       Próximo episódio →