Biblioteca Central Santa Mônica
01/12/2016 - 11:48 - atualizado em 19/03/2025 - 08:44

A Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON) foi a primeira grande biblioteca da UFU construída (5.735m²), inaugurada no dia 7 de novembro de 1991, para receber os acervos das primeiras faculdades assentadas no campus Santa Mônica, sendo: Faculdade de Engenharias (Elétrica, Mecânica, Civil e Química), Faculdade de Direito, Faculdade de Artes, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Ciências Econômicas e Faculdade de Administração. Seu acervo é composto por obras na área de Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.
Seu prédio possui três pisos com mesas de estudo coletivo e estudo individual; cabines individuais; salas de estudo em grupo; sala multiuso (treinamento, defesas, eventos etc.); ambiente de imagem e som; sala de treinamento; hall interno e externo para exposições; sala de audiovisual; espaço Biblioteca de Tecnologias Assistivas; ilhas de acesso ao catálogo; ilhas de pesquisa com computadores conectados à internet e salas de estudo 24 horas. Conta ainda com sistemas de autoempréstimo e autodevolução.
Quanto à acessibilidade, a BCMON possui elevadores, espaço para atendimento acessível, entrada/saída com vão livre acessível e ambientes adequados para movimentação, deslocamento e circulação de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida; além de mobiliário, bebedouros e banheiros acessíveis. Há uma constante preocupação da equipe técnica em disponibilizar plataformas e programas acessíveis para que pessoas com deficiência naveguem e utilizem os serviços oferecidos, com autonomia. Quanto à acessibilidade tecnológica, são disponibilizados leitores de tela dentre outros equipamentos e recursos tecnológicos para pessoas com deficiência visual e teclado virtual, além de scanner planetário para digitalização de material informacional.
Chat - Microsoft Teams: Bibliotecas UFU/Biblioteca Central Santa Mônica
Paulo Agenor Miranda