Projetos
2022

Novembro da Igualdade e Equidade Racial Bibliotecas UFU

Orientadora: Rosilaine Silva
Vigência: 16/11/2022

Este projeto tem o propósito de promover a integração entre a Universidade e a cultura preta por meio do acesso à cultura e informação abordando a temática étnico-racial.

2022

Roda de Conversa em Libras

Orientadora: Claudia Oliveira Cury Vilela
Vigência: novembro de 2022

O projeto tem como objetivo maior difundir a Língua Brasileira de Sinais a partir de conversas informais, proporcionando interação entre a comunidade surda e a comunidade ouvinte.

2022

3º Programa de Competência em Informação #BibliotecasUFU

Orientador: Victor Mariotto Palma
Vigência: 24/10 a 27/10/2022

O projeto envolve a oferta de capacitações remotas, em sala de webconferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), para as comunidades interna e externa da UFU. O objetivo geral é capacitar os usuários, independentemente de vínculo com a UFU, para o uso de recursos informacionais relevantes para a produção científica no âmbito da academia, especialmente no que tange à normalização e formatação de trabalhos acadêmicos de acordo com normas estabelecidas.

2022

Sarau Sons Poéticos 32ª edição

Orientadora: Valéria Resende
Vigência: 20/10/2022

Este projeto visa garantir a função social e cultural da biblioteca através do desenvolvimento de ações que incentivem a cultura, através da leitura, criação e divulgação de produções poéticas; apresentações musicais ao vivo; exposição de artes plásticas; fotografias; dança; teatro, etc. Sua proposta busca estimular a cultura no espaço da biblioteca, incentivando a leitura, produção de poemas, apresentações artísticas em geral. As pessoas das comunidades externas e internas da universidade serão convidadas a participar, seja para apresentarem poesias de autoria própria ou não, seja para apresentarem números artísticos de música, dança, teatro ou mostra de telas pintadas, fotografias ou esculturas. Reconhecendo a função social e cultural da biblioteca, o Sarau Sons Poéticos propõe contribuir na formação de poetas, além da sala de aula e da formação acadêmica específica.

 

2022

O SISBI na Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922

Orientador: Lucas Amaral de Pádua
Vigência: 17/10 a 21/10/2022

O Sistema de Bibliotecas (SISBI) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) realizará a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca no período de 17/10/2022 a 21/10/2022 com a temática “O SISBI/UFU na Comemoração do Centenário da Semana de Arte Moderna de 1922”, em parceria com a Divisão de Cultura (DICULT), vinculada à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEX) da UFU. Justifica-se o evento pela necessidade de efetivar o SISBI/UFU enquanto instituição cultural responsável pela guarda do patrimônio cultural e pelo incentivo à produção de cultura. O evento contará com atividades artístico-culturais, como saraus, cine debates, feiras de arte e cultura, exposições de obras de arte, contação de histórias e palestras. Tais atividades buscarão o reconhecimento do legado histórico-cultural da Semana de Arte Moderna de 1922, bem como evidenciar os apagamentos de diversos segmentos da cultura popular e com isso possibilitar uma comemoração crítica do evento. Espera-se com o evento ampliar número de pessoas que frequentam o espaço das Bibliotecas UFU, divulgar os seus serviços e produtos, incentivar artistas locais, contribuir com o ensino e a extensão, difundir o patrimônio cultural da Biblioteca e contribuir com a produção artístico-cultural da comunidade interna e externa da UFU.

2022

História de um acervo: um guia para os periódicos impressos da UFU

Orientador: Vilmar Martins Júnior
Vigência: 01/07 a 23/12/2022 

 

Este projeto tem o propósito de combinar pesquisa e atividade institucional no âmbito do Sistema de Bibliotecas visando à manutenção do acervo e ampliação do acesso ao conhecimento sobre a Coleção de Periódicos do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia (SISBI/UFU) disponíveis na Biblioteca Central do Campus Santa Mônica, por meio de tratamento técnico e levantamento de dados e documentos para a produção de um guia do acervo, contendo seu histórico, descrição e características.

2022

Organização e tratamento do acervo impresso de periódicos da Biblioteca Setorial Umuarama

Orientadora: Rosilaine Cristina Silva
Vigência: 01/07 a 23/12/2022

 

Este projeto se insere no Subprograma "Experiência Institucional" - Projetos de Ensino que possibilitem a experiência da(o)s estudantes com o mundo do trabalho nas estruturas acadêmico-administrativas da Universidade Federal de Uberlândia, no âmbito de sua formação acadêmica. Em acordo com a Política Nacional de Extensão, o projeto apresenta vínculo com as seguintes áreas temáticas: Comunicação, Educação, Informação, História e Filosofia.

2022

Incluindo surdos nas Bibliotecas UFU

Orientador: Heverton Rodrigues Fernandes
Vigência: 01/07 a 23/12/2022

 

O projeto se justifica pela necessidade de ofertar atendimento especializado aos usuários surdos do Sisbi/UFU, em conformidade com a Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, que instituiu a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência); atender às exigências do Censo/MEC tendo em vista que a disponibilização de atendimento em Libras é um dos indicadores de avaliação de bibliotecas e contribuir com a formação dos futuros profissionais do curso de Letras com domínio de Libras.

2022

Competência informacional: uma habilidade multidisciplinar

Orientadora: Bruna dos Santos Pinheiro
Vigência: 01/07 a 23/12/2022

 

Com base na missão do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Uberlândia que consiste em promover o acesso à informação, por meio de produtos, serviços e difusão da produção intelectual da Universidade, em contribuição ao desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, acompanhando as mudanças tecnológicas, culturais e sociais. Esse projeto visa capacitar através de treinamentos práticos e personalizados os usuários no âmbito da pesquisa em base de dados e nas normas de documentação da ABNT.

Tendo como finalidade capacitar os usuários a realizarem busca informacional em bases confiáveis, a usarem ferramentas que os auxiliem nesse processo e consequentemente a terem autonomia no âmbito da pesquisa.

2022

Feira de Arte e Cultura

As feiras são vitrines para a produção cultural e artística, além de movimentarem boa parte da economia que envolve o trabalho informal. Pensando nisso, a “Feira de Arte e Cultura” promovida nas dependências das Bibliotecas Setorial Umuarama e Central Santa Mônica, tem o intuito de estimular o acesso à cultura e as artes que são produzidas por artistas e artesã(o)s que fazem parte da comunidade interna e externa da Universidade Federal de Uberlândia.

Esse projeto iniciado em novembro de 2018, visa incentivar o uso dos espaços inabitados, como os saguões externos para a realização da “Feira de Arte e Cultura”, e os saguões internos para a exposições de arte e intervenções artísticas. Sempre na busca de se trazer a produção cultural e artística para dentro desses espaços, tornando-os vitrines dentro da UFU e possibilitando movimentar a economia informal local. 

As feiras serão programadas para acontecerem preferencialmente na segunda semana de cada mês, sendo as terças-feiras na Biblioteca Setorial Umuarama e nas quintas-feiras na Biblioteca Central Santa Mônica.

A divulgação é sempre realizada através das redes sociais das pessoas que participarão das feiras ou exposições, da coordenadora do projeto e seus auxiliares, na página de eventos da UFU e pelo Sistemas de Biblioteca em suas páginas.

2022

O SISBI no Mês do Orgulho LGBTQIAP+

Orientadora: Rosilaine Silva
Vigência: 28/06 a 30/06/2022

Na Universidade Federal de Uberlândia, foi instituída a Política de Diversidade Sexual e de Gênero desde o ano de 2019. A Comissão de Acompanhamento da Política foi instituída em 2020 e, dentre seus levantamentos apresentados no relatório do ano de 2021, percebeu-se uma falta de conhecimento da comunidade universitária a respeito dela, resultando em poucas ações voltadas à discussão e à implementação da política de maneira humana e legal. Desde 2015, a Universidade aprovou às pessoas travestis, transexuais e transgêneros o direito do uso do nome social no âmbito da Universidade. Entretanto, na contramão dessas políticas, percebe-se um lento desenvolvimento técnico, como treinamento e capacitações, para lidar com essa diversidade. A palestra discutirá as questões de diversidade no âmbito das pessoas LGBTQIA+ e quais maneiras de lidar com a humanização desse trato para além das burocracias e dos sistemas institucionais.

2020

Seriado Informativo “Biblios”

O projeto Seriado informativo "Biblios" objetiva informar – de maneira alternativa, inusitada e irreverente – os usuários diretos do Sisbi/UFU e demais interessados das possibilidades e formas de atuação das Bibliotecas UFU para estudo, pesquisa e elaboração de trabalhos acadêmicos. O propósito é desenvolver uma temporada para cada tipo de treinamento ministrado nas Bibliotecas UFU. A primeira temporada  contempla a visita orientada e é composta de episódios referentes às normas, aos serviços e aos produtos do Sisbi/UFU.

Acesse todos os episódios clicando aqui

2019

Oficina de normalização e formatação de trabalhos acadêmicos

Com a finalidade de auxiliar os acadêmicos de Uberlândia e região na apresentação de seus trabalhos acadêmicos, com este projeto, os bibliotecários de atendimento do Sistema de Bibliotecas UFU propõem a realização de oficinas de orientação quanto à normalização e formatação de TCC de acordo com as normas da ABNT em vigor. O projeto envolve a oferta de oficinas nos campus Santa Mônica, Umuarama, Glória, Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, para as comunidades interna e externa da UFU. 

2019

Conecte-se nas bibliotecas UFU

O projeto “Conecte-se nas Bibliotecas UFU” tem o objetivo de prover informações aos usuários das bibliotecas através de uma comunicação dinâmica e criativa nas redes sociais, utilizando postagens de textos curtos sobre os principais serviços e produtos das bibliotecas, tais como: cadastro nas bibliotecas, horário de funcionamento, Guia de Normalização; treinamentos presenciais e online; Repositório Institucional e outros assuntos. 

2017

CineClube da Biblioteca - Documentários

O projeto tem por finalidade a criação de um Cineclube no âmbito das bibliotecas UFU, a começar pelos campi Santa Mônica e Umuarama,
com o propósito de estimular a cultura cinematográfica na universidade
através da exibição de filmes seguidos de debate público, bem como
explorar o potencial da biblioteca no que concerne à aquisição, preservação, disponibilização e fruição
do acervo filmográfico e demais  coleções audiovisuais à  comunidade universitária e ao público
interessado em geral.

2017

Sarau Sons Poéticos

O projeto visa garantir a função social e cultural da biblioteca através do desenvolvimento de ações
que incentivem a cultura, através da leitura,criação e divulgação de produções poéticas;
apresentações musicais ao vivo; exposição de artes plástica; fotografias; dança; teatro, etc.

2014
2022

Bookcrossing SISBI/UFU

Tema: Bookcrossing SISBI/UFU visa incentivar e democratizar a leitura com pontos de distribuição dos livros inicialmente nos campi da Universidade Federal de Uberlândia e imediatamente estendendo-se às cidades que cediam os mesmos e futuramente em um âmbito nacional e mundial.

2014

Vamos Comemorar

A sociedade, em suas várias culturas periodicamente homenageia através de dias festivos, os eventos que considera importante.
Ao observar que o calendário anual possui um dia comemorativo para cada profissão, o SISBI/UFU
se  propôs desenvolver em parceria com os cursos e suas coordenações, eventos comemorativos
que valorizem o tripé educacional: ensino, pesquisa e extensão, almejado pela Universidade Federal de Uberlândia.

2013

Campanha pelo Silêncio

Objetivo: Realizar uma campanha de reeducação dos usuários sobre a forma de utilização do espaço das bibliotecas do SISBI, conscientizando-os da necessidade de manutenção do silêncio nos ambientes de estudo.
Compartilhamento da arte gráfica: O SISBI/UFU como agente de sustentabilidade institucional disponibiliza a arte do material gráfico (marcadores de livro, display de mesa, cartões de conscientização, cartazes e banners), em arquivos abertos (coreo draw), utilizado na campanha para que outras bibliotecas possam implementá-la, inclusive divulgando a logomarca de sua instituição.

2013

Instalação de Estantes Deslizantes para as Bibliotecas Central Santa Mônica e Setorial Umuarama

Fonte: CT-INFRA 2013
Aquisição: estantes deslizantes para os setores de periódicos e multimeios das bibliotecas
Valor aprovado: R$1.572.900,00

2013

Preservação de obras e mobiliários das Bibliotecas UFU: subprojeto disponibilização de rascunho

Na primeira etapa do Projeto “Preservação de obras e mobiliários das Bibliotecas UFU” cogitou-se distribuir papel rascunho aos usuários desses espaços, para que os mesmos deixassem de escrever nas mesas. Para o desenvolvimento do projeto, firmou-se parceria com a Diretoria de Sustentabilidade da UFU para provimento da matéria prima a ser utilizada. Foi também arquitetada a maneira de recolhimento e disponibilização dos rascunhos, bem como o modo de conscientizar o público alvo, como uma forma de preservar o patrimônio público contribuindo ainda com a sustentabilidade na universidade, garantindo a coleta seletiva do papel já reaproveitado.  

2009

Modernização Tecnológica do SISBI/UFU

Fonte: CT-INFRA 2009.
Contemplou: Magnetização acervo das bibliotecas SISBI. 294.105 Tarjas (livros) – 3.000 (Tarjas DVDs) – 4 Portais – 7 Ativadores – 12 Desativadores – 316.708 Etiquetas RFID – 2 DLAs – 23 PADs
Valor final: R$783.075,00 - Obs.: Falta CTI adquirir os servidores
Foi feito aditivo em 2014, onde foi adquirido:3.600 (Tarjas DVDs) – 1 Portal – 4 DLAs – 2 PADs - Valor Total R$114.506,99

2008

Segurança do acervo das bibliotecas SISBI/UFU

Fonte: CT-INFRA 2008.
Contemplou: Magnetização acervo das bibliotecas SISBI. 294.105 Tarjas (livros) – 3.000 (Tarjas DVDs) – 4 Portais – 7 Ativadores – 12 Desativadores – 316.708 Etiquetas RFID – 2 DLAs – 23 PADs
Valor final: R$783.075,00 Subprojeto completo - título: Projeto segurança acervo - 24082010