Acontece

Biblios - Episódio 2: Desmistificando a NBR 14724/2011

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
03/10/2020 - 10:46 - atualizado em 14/12/2020 - 10:28

Cada NBR (Norma Brasileira) se destina a uma característica específica da produção acadêmica e aqui vamos abordar a NBR 14724/2011.

Esta norma orienta quanto aos princípios gerais para elaboração de trabalhos acadêmicos, tais como trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses, dentre outros, visando a sua apresentação à instituição.

Em primeiro lugar precisamos pensar na estrutura de um trabalho acadêmico. A norma nos informa quais elementos são obrigatórios e quais são opcionais.

Elemento pré-textual - parte que antecede o texto com informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho

Elemento textual - parte em que é exposto o conteúdo do trabalho

Elemento pós-textual - parte que sucede o texto e complementa o trabalho

Regras de apresentação

  • Formato
    • Textos na cor preta;
    • Papel branco ou reciclado no formato A4;
    • Elementos pré-textuais devem iniciar no anverso da folha.
       
  • Margens: anverso = esquerda e superior – 3 cm / direita e inferior – 2 cm. Verso = direita e superior – 3 cm / esquerda e inferior – 2 cm.
     
  • Fonte: tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa, exceto para: citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, paginação, dados de catalogação, legendas e fontes (tamanho menor e uniforme).
     
  • Espaçamento
    • 1,5 entre linhas, exceto para: citações com mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas, natureza do trabalho nas folhas de rosto e de aprovação (espaço simples);
    • As referências no final do trabalho são alinhadas à esquerda e separadas entre si por um espaço simples em branco.
       
  • Notas de rodapé
    • Separadas do texto por uma linha de 5 cm a partir da  margem esquerda, com espaçamento simples entre as linhas;
    • Alinhadas, a partir da segunda linha da mesma nota, abaixo da primeira palavra, de forma a destacar o expoente, sem espaço entre elas.

E ainda precisamos utilizar a Numeração Progressiva que é o indicativo numérico em algarismos arábicos – precede o título da seção, alinhado à esquerda, separado por um espaço em branco. Sendo os títulos das seções primárias começando no anverso de uma folha distinta. Isto poderá ser visto mais detalhadamente na ABNT  NBR 6024/2012.

Os títulos como Errata, agradecimentos, listas, resumos, sumário, referências, glossário, apêndices, anexos e índice: são centralizados e sem indicativo;  Porém  a Folha de aprovação, dedicatória e epígrafe não possuem títulos.

No Resumo deverá ter uma apresentação concisa dos pontos relevantes do texto, em único parágrafo entre 150 a 500 palavras. E as palavras-chave devem vir abaixo do resumo separadas entre si por ponto. E além do resumo na língua vernácula, deverá haver também o resumo em outro idioma, seguindo o mesmo padrão.

O Sumário  é a enumeração das divisões, seções e outras partes, na mesma ordem e grafia em que aparecem no trabalho. Os elementos pré-textuais não podem constar no sumário.

As ilustrações devem ser inseridas o mais próximo possível do trecho a que se referem, sendo na parte superior a palavra designativa, seguida do número de ordem de ocorrência no texto, travessão e título. E na parte inferior a fonte consultada:

Figura 5- Contexto de sinalização de NÃO TER

Fonte: Universidade Federal de Santa Catarina (2014)

E por fim, mas não menos importante temos a Paginação, onde os elementos pré-textuais, são contados, mas não numerados. A partir da primeira folha da parte textual, é que a numeração começa a aparecer, no canto superior direito, a 2 cm da borda superior, em algarismos arábicos.

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →