Acontece

BIBLIOS - Episódio 10: Zoterobib

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Portal SISBI
15/12/2020 - 10:49 - atualizado em 01/03/2021 - 15:36

Disponibilizado em 2018, o gerador de referências Zoterobib – um dentre os projetos desenvolvidos pela Digital Scholarship, organização sem fins lucrativos norte-americana comprometida em desenvolver soluções de código aberto para a produção acadêmica – é outro recurso bibliográfico tão versátil e prático quanto o More, apresentado no episódio anterior de Biblios. Diferentemente de seu similar brasileiro, Zoterobib armazena os dados bibliográficos automática e diretamente no navegador – não é preciso criar/acessar uma conta para armazenar e recuperar os dados nem instalar aplicativos.

A utilização é simples e intuitiva, basta acessar o endereço do gerador, https://zbib.org, e começar a registrar sua bibliografia. A maneira mais prática é por meio de identificadores (1). Para registrar os dados manualmente, clique Manual Entry, escolha o tipo de documento, preencha os campos do formulário (2) e clique Done. Dê um nome (3) para seu conjunto de referências e escolha o estilo (4) de citação desejado. Passando o ponteiro do mouse sobre os títulos registrados, você pode copiar a citação ou apagar a entrada (5). Infelizmente, o Zoterobib não dispõe da citação no estilo ABNT autor-data.
Para copiar toda a lista de referências, clique Copy to Clipboard (6) e então cole em seu documento no local apropriado. Ou exporte (7) os dados bibliográficos em RTF e outros formatos que podem ser aproveitados em gerenciadores bibliográficos.

Mas toda essa facilidade de uso tem sua vulnerabilidade. Os dados registrados no Zoterobib ficam armazenados em cache no navegador utilizado e apenas em seu computador. Cuidado com a limpeza de cache de seu navegador – com ela vão embora também todos os dados do Zoterobib. Lembre-se sempre de exportar a versão mais recente de sua bibliografia e, se quiser editar os dados do Zoterobib em outro navegador e/ou outro computador, tenha em mãos o link (8) para seus dados – com ele, você pode, por exemplo, migrar suas bibliografia do Chrome para o Edge ou continuar a editar no computador das bibliotecas UFU a bibliografia que começou no computador de sua casa.


Prós

  • Uso intuitivo.
  • ​Praticidade.
  • Sem instalação nem conta.

Contras

  • Armazenamento local.
  • ​Interface sem tradução para o português.
  • O estilo ABNT nativo não apresenta as formas de citação.

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →