Acontece

BIBLIOS - Episódio 11: Gerenciadores bibliográficos

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
16/12/2020 - 10:13 - atualizado em 08/07/2021 - 13:16

Já conhecemos e sabemos a importância do uso de normas para o trabalho acadêmico, além de templates disponibilizados aqui para a constituição de TCCs, agora vamos ver como facilitar nosso trabalho na hora de realizar a citação e gerar a referência dos documentos utilizados na pesquisa para evitar o plágio.

A pesquisa acadêmica demanda gerenciamento da bibliografia de forma que facilite a vida do pesquisador na produção de seu trabalho acadêmico, seja ele um artigo, TCC, projeto de pesquisa, entre outros. As referências utilizadas devem ser citadas segundo as normas indicadas ou solicitadas pela instituição, assim o uso de gerenciadores de referências se torna relevante para a produção acadêmica, com o objetivo de organizar os documentos utilizados na pesquisa e gerar referências em variados estilos.

Os gerenciadores de referências são ferramentas que auxiliam na coleta, armazenagem, organização e elaboração das citações e referências dos documentos utilizados pelo pesquisador em seu trabalho acadêmico.

Dentre vários gerenciadores de referências disponíveis, destacamos os seguintes:

 

Funcionalidades e Características

Os gerenciadores apresentam o mesmo objetivo e algumas funcionalidades parecidas e outras específicas, conforme o quadro 1:

Treinamentos em gerenciadores de referências

            Os gerenciadores de referências são excelentes ferramentas para a geração de referências conforme o estilo de citação ou norma desejados. Assim, para melhor uso dos gerenciadores de referências, o pesquisador poderá acessar o link de Treinamentos e agendar treinamentos remotos ou acessar os treinamentos virtuais, que contêm o tutorial para a utilização de cada gerenciador citado.

O gerenciador Citavi não está mais disponível gratuitamente e o Sistema de Bibliotecas UFU não possui assinatura. Em 08/07/2021.

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →