Acontece

BIBLIOS - Episódio 12: Mendeley

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
17/12/2020 - 09:43 - atualizado em 15/03/2021 - 14:40

O Mendeley é o gerenciador de referência da Elsevier. Sua versão gratuita possui um espaço de armazenamento de 2GB e possibilita a coleta, armazenagem, gestão e elaboração de citações e referências em variados estilos.

            Atualmente ele possui 3 versões, Mendeley desktop, Mendeley web e Mendeley reference manager, que podem ser sincronizadas e utilizadas simultaneamente. Desde novembro de 2020 o Mendeley tem passado por mudanças, a fim de se concentrar no gerenciamento de referência, gerenciamento de dados de pesquisa e soluções de citação

            Este gerenciador de referência permite as seguintes funções:

  • Gerar referências automaticamente, para os editores de texto Word e LibreOffice;
  • Criar uma biblioteca pessoal com os arquivos que serão utilizados nas pesquisas, sendo ideal que se utilizem arquivos no formato PDF;
  • Realizar pesquisas acadêmicas;
  • Importar informações de outro software de pesquisa e de bases de dados;
  • Acessar seus documentos de qualquer lugar on-line;
  • Ler seu arquivo em PDF e fazer anotações ou marcações nele dentro do próprio gerenciador;
  • Instalar a extensão Web Importer para facilitar a importação de bibliografias diretamente das bases de dados ou revistas eletrônicas.

Para utilizar o Mendeley, acesse o site https://www.mendeley.com/, crie uma conta com login e senha. Para salvar documentos para serem utilizados em sua pesquisa, você pode utilizar a versão Mendeley desktop, Mendeley web ou Mendeley reference manager.

Existem vários estilos para a construção das referências das citações. O Mendeley já traz instalados alguns e permite a instalação de outros, como a ABNT. Dentre os estilos possíveis estão:

  • Vancouver;
  • APA;
  • IEEE;
  • ABNT, entre outros.

Para gerar a referência no editor de texto, instale o plugin do Mendeley dentro do Mendeley desktop, esta opção aparece logo que abrimos a versão desktop. Após esta instalação é possível gerar a citação e consequentemente a referência de tudo que foi citado utilizando o Mendeley.

O Mendeley trabalha com metadados, que são dados sobre dados do arquivo, por exemplo dados de autoria, de título, publicação. Logo, a edição desses metadados para que fiquem o mais correto possível é significativa para que se gerem referências corretas.

Para saber mais sobre o uso do Mendeley, você pode agendar um treinamento remoto ou acessar o treinamento virtual, que contém o tutorial de uso desse gerenciador de referências, na nossa página de treinamentos.

PRÓS CONTRA
 Permite anotações e destaques no PDF no próprio do gerenciador  À sincronização entre as versões web e desktop não é automática
 Permite instalar, selecionar ou utilizar variados estilos de normas para citações
e referências
 Armazenamento limitado à 2GB na versão gratuita 
 Interface amigável  Software de língua estrangeira (inglês)

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →