Acontece

BIBLIOS - Episódio 14: Zotero

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
19/12/2020 - 10:20 - atualizado em 22/03/2021 - 10:51

Afinal, o que é um gerenciador de referência? A partir desse questionamento, esse episódio irá definir e descrever a funcionalidade desse tipo de ferramenta, a qual pode ser bastante útil durante qualquer processo de investigação e escrita científica. O Zotero é um assistente pessoal que busca ajudar seu usuário a coletar, organizar, citar, e compartilhar pesquisa (ZOTERO, 2021). A partir disso, pode-se dizer que tal ferramenta possui duas finalidades: registrar, gerir e organizar bibliografia consultada em diferentes bases de dados; gerar citações e respectivas referências de forma semiautomática em diversas normas nacionais ou internacionais como a ABNT ou Vancouver.

O usuário interessado em utilizar apenas a primeira função (web) supracitada pode fazê-lo acessando o endereço eletrônico https://www.zotero.org, onde é possível criar uma conta clicando em Log In (logar) e depois em Register for a free acount (registrar uma conta gratuita). Essa opção de conta permite ao usuário armazenar até 300 mb de dados na nuvem. É importante observar que a página oficial do Zotero está em Inglês.

Após o registro, o usuário deverá ir até a página inicial e clicar em download, acessando assim a página que o possibilita instalar o Zotero Connector, extensão que salva os dados bibliográficos em sua biblioteca virtual diretamente da página em que se encontram artigos e respectivos metadados.

Caso o usuário tenha interesse na segunda opção de uso desse software, ele deve baixar o arquivo Zotero 5.0 para Windows e instalá-lo em seu computador. Feito isso, ele poderá sincronizar sua biblioteca virtual na nuvem com o programa previamente instalado. Assim, a bibliografia consultada e salva estará registrada em seu HD pessoal, e caso haja alguma perda física de hardware ou software, o usuário contará com a biblioteca virtual na nuvem, o que garante segurança de acesso a seus dados em longo prazo.

Nota-se que há a possibilidade de utilizar o programa em Português, opção disponível durante sua instalação. Feito o registro e instalação do software, o usuário deverá configurá-lo antes de qualquer uso.

 

Configurando o Zotero

 Primeiramente, execute o programa e clique em Editar e em Preferências. Na caixa aberta, clique em Sincronização. Preencha usuário e senha anteriormente registrados. Pronto, sua biblioteca virtual e seu HD pessoal estarão integrados. Certifique-se de que as opções de sincronização estejam marcadas, pois uma delas é a automática.

O segundo passo é relativo à citação e criação de referências. A configuração inicial do software conta apenas com opções de citação e referência em normas internacionais, como a Vancouver. Para instalar e utilizar outras normas (nacionais, internacionais ou de periódicos específicos), basta clicar em Citação na caixa de Preferências do Zotero. Em Estilos, clique no link Obter estilos adicionais. A caixa que se abrirá estará em Inglês. Em Style Search (busca por estilo), clique na caixa Title Search (busca por título) e preencha o estilo desejado, ex.: ABNT. A ferramenta irá recuperar 25 estilos ABNT criados por diferentes instituições brasileiras. Escolha o que melhor se adequa às suas necessidades (autoria abreviada ou completa). Apenas clique    no estilo escolhido para torná-lo disponível e pronto, pode clicar em OK para fechar a caixa.

Para finalizar as configurações, clique em Ferramentas, e então em Extensões. A caixa aberta dará ao usuário duas opções de instalação de plug-ins: um para a citação e referência semiautomática no LibreOffice e o outro, no Microsoft Word.

 

Salvando dados bibliográficos no Zotero

Durante levantamento bibliográfico no endereço eletrônico de uma base de dados, ou seja, no momento em que o usuário se utiliza de uma estratégia de busca (quais termos buscar em campos como título, resumo, palavras-chave), ele terá como resultado uma lista de artigos publicados em diversos periódicos (e indexados na referida base).

À princípio, o usuário poderá acessar a página de (meta)dados referente ao artigo desejado e salvá-los em sua biblioteca virtual clicando no plugin Save to Zotero (salvar no Zotero) que aparece no canto superior direito do browser (Chrome, Mozilla Firefox, etc). Caso esses artigos estejam disponíveis via Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) ou acesso aberto, o usuário poderá salvar seus arquivos em formato PDF juntamente dos (meta)dados.

Essa é a etapa responsável por citar e gerar referências desses materiais, ou seja, salvando os (meta)dados dos artigos selecionados dará à máquina as informações necessárias para fazê-lo quando comandado.

 

Citando e criando referências no Zotero

Durante o período de escrita, onde o autor citará trabalhos consultados previamente, é preciso utilizar o Zotero e o MS Word (ou o Libre Office). É possível identificar os artigos salvos na biblioteca virtual do Zotero por meio da aba Título, além de corrigir erros e inconsistências nos (meta)dados em Informações (canto direito), caso necessário. Para citá-los, abra o Word, coloque o ponteiro após o texto citado, clique na aba do Zotero, e em Insert Citation. Uma janela de busca se abrirá. Pesquise por autor ou título do documento, clique naquele que corresponde à citação, e pronto. Para gerar a referência do documento citado de forma automática, clique na página destinada a tal, e então em Insert Bibliography. Voilà! Sua referência estará pronta. Confira os dados, e caso seja necessário corrigi-los, lembre-se de fazê-lo em Informações no programa.

Para saber mais sobre o Zoreto, você pode acessar nossa página de treinamentos e agendar um treinamento remoto ou acessar o treinamento virtual, que contém o tutorial de uso desse gerenciador de referências.

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →