Acontece

Biblios - Episódio 4: ABNT NBR 10520/2002

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
29/12/2020 - 11:18 - atualizado em 11/01/2021 - 12:52

A ABNT NBR 10520/2002 especifica as características para apresentação de citações em documentos.

Primeiramente o que é uma citação? É a menção de uma informação extraída de outra fonte. Por que citar? Para dar credibilidade ao trabalho científico, fornecer informações a respeito dos trabalhos desenvolvidos na área de pesquisa, verificar exemplos e opiniões favoráveis e divergentes do assunto que servem como base para desenvolver um trabalho e ainda atribuir crédito com base no conhecimento de outra pessoa.

Dê preferência a informações atuais e relevantes. Todo item citado deve estar na lista de referências.

 

TIPOS DE CITAÇÕES

As citações podem ser diretas e indiretas. A citação direta é uma transcrição textual da parte consultada. Neste caso deve-se constar na citação o sobrenome do autor, ano e página da fonte consultada. Já as citações indiretas são uma interpretação livre de parte da obra consultada, sem se transcreverem as palavras do autor (nesse caso, a indicação das páginas é opcional).

Regras gerais de apresentação

A citação direta curta (aquela com até três linhas) deve vir entre aspas (“ ”), por exemplo:

“permita a criatividade construtiva do pesquisador, seja na fundamentação do seu problema, seja na atribuição de significados aos dados” (GATTI, 2012, p. 28).

Já a citação direta longa (com quatro ou mais linhas) deve estar destacada no texto com:

  • recuo de 4 cm da margem esquerda;
  • espaço simples entre linhas;
  • fonte menor (tamanho 10 ou 11);
  • sem as aspas.

Exemplo:

Intervenções do autor

Quando você fizer supressões, interpolações, acréscimos, comentários ou destaques no conteúdo das citações diretas, precisa usar os marcadores correspondentes. Vejamos.

  • [...] para supressões:

[...] toda bibliografia já tornada pública em relação ao tema de estudo, desde publicações avulsas, boletins, jornais, revistas, livros, pesquisas, monografias, teses, material cartográfico etc., até meios de comunicação orais: rádio, gravações em fita magnética e audiovisuais: filmes e televisão. Sua finalidade é colocar o pesquisador em contato direto com tudo o que foi escrito, dito ou filmado sobre determinado assunto, inclusive conferências seguidas de debates que tenham sido transcritos por alguma forma, quer publicadas, quer gravadas (MARCONI; LAKATOS, 2003, p. 183).

  • [ ] para interpolações, acréscimos ou comentários:

“Neste sentido, se reconhece no processo de produção rural a utilização de formas primitivas de uso da energia [fotossíntese]” (SILVA, 1999, p. 179).

  • sublinhado, negrito, itálico para destaques:

Há anos são empregados os sistemas de unidades métricas e “[...] atualmente, a maior parte do mundo científico emprega a versão chamada unidades SI” (RUSSEL, 1994, v.1, p. 44, grifo nosso).

 

SISTEMAS DE CHAMADA

Existem dois tipos de sistema de chamada, a saber, o autor-data e o numérico, dos quais você deve adotar apenas um ao longo de todo seu trabalho. Vejamos.

Sistema autor-data

No sistema autor-data, a fonte consultada é apresentada junto da citação, indicando-se a autoria (ou as palavras iniciais do título, no caso de documento sem autoria explícita), o ano de publicação e, em alguns casos, o número da página.

Apresentação

  • Documento com um autor

A chamada pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular (LOPES, 2000, p. 225).

ou

Segundo Lopes (2000, p. 225), a chamada pandectística havia sido a forma particular pela qual o direito romano fora integrado no século XIX na Alemanha em particular.
 

  • Documento com dois ou três autores

Indivíduos que agem conjuntamente podem perpetrar e esconder fraude de tal forma que não seja detectada pelos controles internos (BOYNTON; JOHNSON; KELL, 2002).

ou

Segundo Boynton, Johnson e Kell (2002), indivíduos que agem conjuntamente podem perpetrar e esconder fraude de tal forma que não seja detectada pelos controles internos.
 

  • Documento com quatro ou mais autores

Para Hair Junior et al. (2005), qualquer análise simultânea de mais de duas variáveis pode ser considerada análise multivariada.

ou

Qualquer análise simultânea de mais de duas variáveis pode ser considerada análise multivariada (HAIR JUNIOR et al., 2005).
 

Casos particulares

  • Citação de autores diferentes com o mesmo sobrenome e mesmo ano – acrescentam-se as iniciais dos prenomes (caso as iniciais também sejam iguais, os prenomes devem ser grafados por extenso):

Os dados para a mostra dessa pesquisa foram coletados no banco de dados International Finance Corporation (COSTA, J.; COSTA, M., 1984).
 

  • Citações de várias obras de um mesmo autor publicadas em um mesmo ano – acrescentam-se letras minúsculas, em ordem alfabética após a data:

De acordo com Porter (1999a, 1999b, 1999c) a estratégia competitiva tem sido o ponto de apoio de executivos que [...].
 

  • Citações de várias obras de um mesmo autor publicadas em anos diferentes e mencionadas simultaneamente – as datas devem estar ordenadas cronologicamente e separadas por vírgula:

A lei de proteção à testemunha, por meio de programas especiais de proteção, tem por finalidade manter a integridade física e psicológica daquelas pessoas que colaboram com a justiça (NUCCI, 2015, 2016).
 

  • Citação de obra sem autoria específica – indica-se a primeira palavra do título (incluindo-se artigos, se houver), seguida de reticências e data:

As IES implementarão mecanismos democráticos, legítimos e transparentes de avaliação sistemática das suas atividades (ANTEPROJETO..., 1987, p. 55).

 

  • Citações indiretas e simultâneas de obras de vários autores – são apresentadas no texto em ordem alfabética:

Diversos autores descrevem alternativas para reduzir a emissão de gases tóxicos no planeta (LOPES, 2001; MENDES, 2005; PIRES, 1999).
 

  • Citação de citação – citação direta ou indireta de um texto a cujo original você não teve acesso, acompanhada da expressão latina apud (que significa citado por):

O homem não se define pelo que é, mas pelo que deseja ser (GOMENSORO DE SÁNCHEZ, 1963 apud SALVADOR, 1977, p. 160).

 

Sistema numérico

Neste sistema, a indicação da fonte é feita por numeração única e consecutiva, em algarismos arábicos entre parênteses ou sobrescritos após a citação, remetendo à lista de referências, na mesma ordem em que aparece no texto. Não deve ser utilizado quando há notas explicativas. Exemplos:

Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo” (15)

Diz Rui Barbosa: “Tudo é viver, previvendo”15

A primeira citação de uma obra em nota de rodapé deve ter sua referência completa. As subsequentes podem ser referenciadas de forma abreviada ou utilizando-se as seguintes expressões latinas:

  • Id. (Idem, mesmo autor);
  • Ibid. (Ibidem, na mesma obra);
  • op. cit. (opus citatum, opere citato, obra[s] citada[s]);
  • passim (aqui e ali, em diversas passagens);
  • loc. cit. (loco citato, no lugar citado).

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →