Acontece

BIBLIOS - Episódio 9: MORE – Mecanismo Online para Referências

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Portal SISBI
14/12/2020 - 15:58 - atualizado em 22/02/2021 - 10:05

A ferramenta on-line MORE (http://www.more.ufsc.br/) está em conformidade com a norma ABNT 6023/2018 (última atualização), que trata da confecção de referências bibliográficas, conforme apresentado no episódio 3 de Biblios.  O usuário dessa ferramenta pode optar por se cadastrar para ter acesso a seu histórico de referências criadas (se você deseja gravar suas referências, faça seu login1). Estando logado, ao gerar uma referência, a ferramenta comunica que “você está logado e suas referências serão gravadas automaticamente!” (MORE, 2021). Para conferir, basta posicionar a seta do mouse na aba “minha conta” e clicar em “gerenciar referências”. Todas as referências confeccionadas estarão dispostas e você poderá atualizá-las ou deletá-las de seu histórico. Em “minha conta”, o usuário também poderá optar por criar coleções, para, assim, reunir as referências por grupos temáticos de autores, de data de publicação etc.

Na página inicial ou na aba “criar referências”, o usuário pode escolher referenciar/gerar referências de todos os formatos de materiais/documentos informacionais, como indica a própria norma supracitada.

A primeira opção dispõe sobre como referenciar uma monografia no todo, por exemplo: livros, dicionários, teses, dissertações, anais, entre outros. Clique na opção desejada. Note que, para gerar uma referência, o usuário deverá preencher os metadados (autor, título, local, entre outros) com dados do material referenciado. Caso uma coleção tenha sido criada, você pode indicá-la na primeira opção “escolha uma coleção de referências”.

Em “tipo de autor”, indique se o autor é pessoa física, entidade coletiva ou órgão governamental. A “responsabilidade intelectual” denomina e distingue a autoria entre autor da obra, organizador, compilador, e editor. Geralmente, tal informação é encontrada na capa ou folha de rosto do material a ser referenciado. Em caso de mais de três autores, pode-se optar por “sim” na opção “forma abreviada p/ mais de 3 autores?”. Essa opção gera a referência com o uso de et al., expressão latina que significa “entre outros”. Abreviar a autoria não é uma exigência da norma, mas uma possibilidade. Lembre-se sempre de manter um padrão: se optar por abreviar, mantenha a coerência entre todas as referências com mais de três autores.

Ao informar a quantidade de autores, a ferramenta abrirá os campos a serem preenchidos com os nomes dos autores. Você deverá preencher os nomes em ordem direta, sem abreviações. Clicando no ícone (?), será possível ler o texto que segue:

O Sistema faz, automaticamente, a inversão para nomes brasileiros e portugueses, incluindo as palavras que indicam parentesco (Júnior, Filho, Sobrinho e Neto), para nomes alemães, ingleses, (exceto sobrenomes precedidos por De), italianos (exceto sobrenomes precedidos por De) e franceses. Todavia, para sobrenomes compostos, os sobrenomes espanhóis e para alguns sobrenomes brasileiros e portugueses que contiverem adjetivos ou a palavra santo, deve-se registra-los entre aspas para que o sistema faça a inversão.
Exemplo: Virgílio "Espírito Santo" fica assim: ESPIRITO SANTO, Virgílio; José "Castelo Branco" fica assim CASTELO BRANCO, José;
Emílio "Santo Ângelo" fica assim SANTO ANGELO, Emílio;
Santo "Agostinho" fica assim AGOSTINHO, Santo (MORE, 2021).

 

Para monografia no todo > livros: indique título, subtítulo (se houver), número de edição (primeira edição não é indicada, portanto, apenas preencha o campo caso seja a segunda edição adiante), local (caso não encontre o local de publicação no material, preencha o campo com [S. l.], abreviatura da expressão latina Sine loco2), editora (quando se tratar de anais de congresso, a editora é a entidade responsável pelo evento), ano, número de páginas/volumes/folhas (volumes serão referentes a obras volumadas3, e folhas, a trabalhos acadêmicos, como teses e dissertações), série4 (se houver), nota5 (se houver), e caso a obra esteja disponível online, marque “sim”. Clique em “gerar referência e citações”.

BAUMAN, Zygmunt. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999. 145 p. Título original: Globalization: the human consequences.

No exemplo acima, o título original entra como nota, elemento opcional. Outros elementos que entram como nota: tradução, ISBN, etc.

LUCK, Heloisa. Liderança em gestão escolar. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. 165 p., (Cadernos de gestão, v. 4). ISBN 978-85-3263-62-01.

Para preencher série e volume da série, insira o título da série e o volume (como no exemplo) separados por vírgula, sem parênteses, no campo “série”.

 

Para artigo de periódico > artigos de revistas: nessa opção, antes de qualquer preenchimento manual, a ferramenta possibilita ao usuário recuperar e preencher os dados de um artigo automaticamente. Basta indicar o digital object identifier (DOI) do material referenciado. O DOI é um identificador persistente de um objeto digital. Assim, ele não se limita a apenas artigos científicos. Caso um artigo não possua DOI, o usuário deverá preencher os dados manualmente. A diferença aqui é que o usuário deverá indicar título da revista, subtítulo da revista (se houver), número do fascículo (abreviado por n., se houver), número de volume (se houver), periodicidade (se houver), data de publicação (mês e ano são campos obrigatórios) e páginas inicial e final do artigo.

YU, Houqiang; XU, Shenmeng; XIAO, Tingting; HEMMINGER, Brad; YANG, Siluo. Global science discussed in local altmetrics: weibo and its comparison with twitter. Journal Of Informetrics, [S. L.], v. 11, n. 2, p. 466-482, maio 2017. http://dx.doi.org/10.1016/j.joi.2017.02.011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157716301961. Acesso em: 25 jan. 2021.

Nesse exemplo, utilizou-se o DOI para recuperar e preencher os dados automaticamente, porém observaram-se algumas inconsistências. Após o título do periódico, deve-se usar vírgula, e assim, a abreviação [s. l.] deve vir em letras minúsculas. Além disso, em notas, percebe-se que o número de DOI não está precedido por “DOI:”. Obs.: o número de DOI será sempre preenchido em notas, precedendo “Disponível em:”, que destaca o endereço eletrônico do artigo. Não confunda DOI com endereço eletrônico, ambos devem ser preenchidos, caso o artigo esteja disponibilizado on-line.

Referência corrigida:

YU, Houqiang; XU, Shenmeng; XIAO, Tingting; HEMMINGER, Brad; YANG, Siluo. Global science discussed in local altmetrics: weibo and its comparison with twitter. Journal Of Informetrics, [s. l.], v. 11, n. 2, p. 466-482, maio 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1016/j.joi.2017.02.011. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S1751157716301961. Acesso em: 25 jan. 2021.

Para criar referências de outros tipos de materiais, basta seguir o preenchimento dos campos destacados, e, em caso de dúvida, busque sempre o ícone (?) — ele poderá ajudar você. Se ainda assim não conseguir resolver um problema específico, busque um bibliotecário do Sistema de Bibliotecas da UFU, que estará disposto a ajudar você.

Prós

  • Produto 100% nacional e adaptado à ABNT 6023:2018.
  • Interface em português.
  • Para mais detalhes sobre a ferramenta, o usuário pode entrar em contato com a equipe responsável.

Contras

  • Ferramenta nem sempre gera referências de forma automática, pois mesmo quando se opta por buscar os dados com DOI, o usuário precisa fazer correções/adaptações nas referências.
  • Em alguns pontos, falta texto explicativo para o usuário.
  • Também não é tão prático ter que copiar e colar as referências geradas no texto do autor/usuário, pois muitas vezes é preciso reconfigurar seu formato.

Notas

1 Mensagem disposta na página “início”.

2 Sem local.

3 Para indicar número de páginas e de volumes de uma obra, basta preencher o primeiro campo (n. de páginas), depois selecionar “n. de volumes” e preenchê-lo. Ao gerar a referência, ambos os campos estarão preenchidos.

4 Também conhecida como coleção.

5 As notas são informações complementares que devem ser incluídas sempre que houver necessidade, para melhor identificar a obra (MORE, 2021). 

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →