Acontece

BIBLIOS - Episódio 15: EndNote

3ª temporada: NormalizAÇÃO
Maria Clara Nunes
15/03/2021 - 12:31 - atualizado em 08/05/2021 - 11:19

EndNote é o gerenciador de referências da Clarivate, empresa que tem como visão melhorar a forma como o mundo cria, protege e avança com inovações. Entre seus produtos está a Web of Science, plataforma referencial com cobertura de diversas áreas.

O gerenciador está disponível em duas versões: EndNote 20 (o aplicativo completo requer um pagamento da licença); e o EndNote web, versão gratuita, mais enxuta, cujo acesso é pelo navegador.

Para este episódio de Biblios, iremos focar no EndNote web, com o qual você pode:

  • coletar referências em bases de dados on-line ou importar de sua coleção;
  • armazenar e organizar referências em grupos;
  • encontrar referências duplicadas;
  • compartilhar suas citações com colegas;
  • gerar referências em diversos estilos bibliográficos; e
  • inserir de forma automática no Microsoft Word as referências e citações por meio do complemento Cite while you write.

Para utilizar o EndNote web, é preciso acessar o site www.myendnoteweb.com e criar uma conta. Na página inicial, é recomendado clicar na aba de downloads e baixar o complemento Cite while you write. Aqui também pode ser adicionada a ferramenta Capturar referência, cujo uso será explicado posteriormente.

 

 

Coletar referências

Para começar a utilizar o EndNote web e facilitar o gerenciamento de suas referências, é preciso adicioná-las ao programa. É possível fazer isso de quatro formas (1):

  • pesquisa on-line: dentro do portal é feita a pesquisa em uma das quatro bases de dados disponíveis, como a Pubmed; deve-se clicar no trabalho desejado e adicionar a referência ao grupo de escolha;
  • nova referência: os campos disponíveis devem ser preenchidos de forma manual e depois são salvos automaticamente;
  • importar referência: para o caso de estar utilizando outro programa ou base de dados e querer transferir as referências para o EndNote.
  • capturar referência: essa ferramenta permite criar de forma automática a referência do artigo que está sendo lido. Para tanto, basta estar na página do artigo, na base de dados de sua escolha e clicar no link na barra de favoritos — os campos são preenchidos e podem ser adicionados a seus grupos.

 

Gerenciar as referências

No menu Organizar (2) é possível gerenciar os grupos, que funcionam como pastas e facilitam a organização das diversas referências. Também é possível compartilhar o seu grupo para outras pessoas e acessar as pastas que foram compartilhadas. Por último, é possível encontrar referências duplicadas.

 

Formatar as referências

Para o último passo, o EndNote web pode criar uma lista com as referências adicionadas ao gerenciador, com o estilo bibliográfico desejado, como ABNT, Vancouver e APA (3).

A outra forma de formatar as referências do trabalho é através do complemento Cite while you write, ele é utilizado no Word e permite citar e gerar a referência enquanto se escreve o trabalho. Na aba EndNote no Word, deve-se fazer login e, então, todas as referências que foram adicionadas anteriormente podem ser referenciadas automaticamente no trabalho.

Para se utilizar o complemento, primeiro escolhe-se o estilo bibliográfico e, então, conforme forem feitas as citações, clica-se o botão de inserir citação. É possível selecionar o material citado da lista disponível no EndNote, dessa forma é incluída a citação simples no texto, além da referência completa, ao final do texto. As citações podem ser editadas, caso ocorram erros.

 

← Episódio Anterior                                                                                                       Próximo episódio →