Acontece

Programação geral da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB)

será comemorada pelas Bibliotecas UFU entre os dias 17 e 27 de outubro
Betânia Nunes
24/10/2022 - 20:00 - atualizado em 25/10/2022 - 11:23
fundo da imagem contendo 3 faixas circulares em tons de laranja, amarelo e azul sobreposto por folhas verdes. Uma faixa laranja na parte superior da imagem escrito "Programação Geral". Abaixo, o logo da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca e ao lado "1ª semana: 17 a 27/10/2022 - 2ª semana: 24 a 27/10/2022. Abaixo os logos dos colaboradores da SNLB.

Semana Nacional do Livro e da Biblioteca (SNLB), instituída pelo Decreto Nº 84.631 de 9 de abril de 1980, será comemorada pelas Bibliotecas UFU entre os dias 17 e 27 de outubro de 2022, na temática “Semana da Arte Moderna 1922-2022", contando com inúmeras atividades culturais e acadêmico-científicas conforme programação geral abaixo:
 

Ação

Data Horário Local

Contação de histórias

17/10 e de 19 a 21/10 8h - 18h Biblioteca Educação Básica
Campanha de conservação e preservação do acervo 17/10 a 21/10 7h30 - 20h45 Biblioteca Umuarama (hall interno)
24/10 a 27/10 7h30 - 21h30 Biblioteca Santa Mônica (hall interno)
Exposição de pinturas modernistas
Artistas: Dayane Alves  e Lionízia Goyá
17/10 a 21/10 7h30 - 21h30 Biblioteca Santa Mônica (hall interno)
24/10 a 27/10 7h30 - 20h45

Biblioteca Umuarama (hall interno)

 

Exposição das obras do SISBI/UFU sobre a Semana de Arte Moderna de 1922

 

17/10 a 21/10

24/10 a 27/10

7h30 - 21h30

7h30 - 20h45

 

Biblioteca Santa Mônica (hall interno)
Biblioteca Umuarama (hall interno)

 

Cine debate com o documentário "Di-Glauber" (1977) Filme homenagem do diretor Glauber Rocha ao pintor modernista Di Cavalcanti

18/10/2022 14h - 17h Auditório 5R, UFU campus Santa Mônica

Feirinha de Arte e Cultura

19/10/2022

8h - 18h

Biblioteca Umuarama (hall externo)

Exposição Paulo Freire 100+

20/10 a 20/11/2022 - Biblioteca Santa Mônica (hall externo)

32ª Edição Sarau "Sons Poéticos"

20/10/2022 18h30 - 21h

Biblioteca Santa Mônica (hall interno)

 

Palestra: "Boas práticas editoriais aplicadas ao gerenciamento de publicações periódicas de acesso aberto"

21/10/2022 14h  - 15h30 on-line

 

Reativação do projeto BookCrossing

 

24/10/2022   - Todas as Bibliotecas UFU
3º Programa de Competência em Informação #BibliotecasUFU  24/10 a 27/10 9h, 14h e 19h on-line

 

Resumo sobre as atividades:

1

Contação de histórias na ESEBA

A atividade de contação de histórias visa contribuir com o processo educativo promovendo a interculturalidade de forma a valorizar o respeito às diferenças étnico-culturais. A atividade será realizada por meio da contação oral de histórias da cultura indígena abordando os seus mitos e questões pertinentes à luta indígena, como a resistência, a disputa por territórios e a religiosidade. 

Campanha de conservação e preservação do acervo

A exposição da campanha de Preservação e Conservação do Acervo na SNLB tem o objetivo de conscientizar o usuário acerca das técnicas básicas de manuseio, noções dos agentes de degradação do papel, assim como formas de evitar e minimizar danos provocados pelo mau uso. Para isso, será montada uma mesa expositora com livros que sofreram danos diversos causados pelo mau uso – grifados, escritos, molhados, sujos com terra e outros – assim como livros que passaram pelos procedimentos de restauro com diferentes técnicas e materiais. Ao lado de cada livro, haverá um pequeno texto informativo. 

Exposição de pinturas modernistas

A exposição de releituras de obras modernistas contará com obras das artistas Dayane Alves  e Lionízia Goyá. Dayane Alves traz duas releituras de pinturas famosas que marcaram a Semana da Arte Moderna, e com seu trabalho minucioso conseguiu fazer um diálogo entre ambas através das cores e formas escolhidas por ela. E Lionízia Goyá traz parte de seu trabalho, já consagrado em outras exposições, intitulado “O não grito”, que em suas palavras é “o grito que alguém foi impedido de soltar, o grito que não foi executado por parar na garganta, tamanho o sentimento de horror provocado pela violência”. 

Exposição de obras do SISBI/UFU com a temática da Semana de Arte Moderna

A exposição tem por objetivo divulgar e dar visibilidade às obras do Sistema de Bibliotecas da UFU que abordam a temática da Semana de Arte Moderna de 1922.

Feirinha de Arte e Cultura

As feiras artesanais são vitrines para a produção cultural e artística de uma determinada região, o turismo em feiras é um  disseminador das artes e cultura local. Além disso, as feiras são responsáveis por movimentar boa parte da economia local e o trabalho informal. Dessa forma, ao reconhecer sua função social e institucional, a Feira de Arte e Cultura vem no sentido de contribuir com o desenvolvimento de ações que incentivem às artes e cultura regional, nacional e internacional dentro das Bibliotecas UFU, tornando esse espaço uma vitrine para a exposição de produção cultural e artística.  

6  

Cine debate com o documentário "Di-Glauber" (1977) Filme homenagem do diretor Glauber Rocha ao pintor modernista Di Cavalcanti

O Cine Doc Club é um projeto que tem por objetivo a exibição de documentários no âmbito das Bibliotecas UFU para as pessoas que frequentam a UFU. O documentário exibido será Di (1979) que faz homenagem ao pintor, desenhista e ilustrador brasileiro Emiliano di Cavalcanti (1987-197), mais conhecido como Di Cavalcanti, um dos artistas mais importantes do movimento modernista no Brasil. O documentário registra o enterro do pintor e narra a trajetória e as obras do artista através de uma narração poética, baseada nos escritos de Augusto dos Anjos e Vinícius de Moraes. 

7  

Exposição Paulo Freire 100+

Exposição em comemoração aos 100 anos de Paulo Freire. Cada artista do Coletivo Professor-Artista (Polo UFU Arte na Escola) pesquisou e escolheu um dos conceitos trabalhados por Paulo Freire em sua extensa obra como elemento investigador da execução de um dos “dispositivos de ver” presentes na instalação. Os artistas são: Alexandra Cardoso, Cristiane Rocha, Eliane Tinoco, Iris Avelar, Léa Zumpano, Lionizia Goyá, Mara Rúbia Colli, Maria Guilhermina, Maria Rosalina Pereira, Marilene Melo, Marileusa Reducino, Maristela Bigulin, Osvanda Guerra, Sérgio Naghettini, Silvana Rocha e Soraia Lelis.

8

32ª Edição Sarau "Sons Poéticos"

O sarau "Sons Poéticos" é um projeto das Bibliotecas UFU que tem por meta garantir a função social e cultural das bibliotecas através do desenvolvimento de ações e incentivo à cultura, através da leitura, criação e divulgação de produções poéticas; apresentações musicais ao vivo; exposição de artes plásticas; fotografias; dança; teatro etc.

9

Palestra: "Boas práticas editoriais aplicadas ao gerenciamento de publicações periódicas de acesso aberto"

Evento anual de capacitação para os membros do Fórum de Editores de Periódicos (FEP) aberto a toda comunidade acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), voltado para editores-chefes (iniciantes/experientes) e interessados das unidades acadêmicas em criar um periódico científico. Essa iniciativa tem como objetivo proporcionar um momento de formação visando aprimorar o conhecimento, conhecer as boas práticas editoriais de outras instituições e compartilhar experiências.   

10

Reativação do projeto BookCrossing

BookCrossing é uma iniciativa mundial definida como a prática de deixar um livro em local público para ser encontrado e lido por outra pessoa que, por sua vez, deverá fazer o mesmo. O projeto será reativado em todas as Bibliotecas UFU.

11

3º Programa de Competência em Informação #BibliotecasUFU

O evento contempla capacitações para auxiliar alunos, professores, pesquisadores e demais interessados em todas as etapas de desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica e científica, desde a busca de fontes bibliográficas em bases de dados à submissão do documento no Repositório.