Acontece

Litmaps e Researchrabbits

Ferramentas para ajudar no desenvolvimento do referencial teórico de um artigo científico
Betânia Nunes
06/06/2023 - 16:06 - atualizado em 07/06/2023 - 14:17
faixa azul escura, abaixo uma faixa azul mais claro e a escrita em azul escuro: Litmaps e Researchrabbits. Abaixo o texto azul escuro no fundo branco "Confira essas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento do referencial teórico de um artigo científico"

Já ouviu falar em Litmaps e Researchrabbits? 

São duas ferramentas que podem ajudar no desenvolvimento do referencial teórico de um artigo científico, ou até mesmo monografia, dissertação ou tese. 

 ​

Litmaps

                           

O Litmaps se intitula “Seu navegador de literatura pessoal”. Com ele é possível encontrar os artigos e documentos de que você precisa para concluir uma revisão literária. 

 A partir de um artigo, a ferramenta gera um mapa dos artigos mais relevantes relacionados ao seu artigo de origem. Os artigos mais recentes aparecem à direita, os artigos mais citados aparecem no topo e as linhas mostram as citações intermediárias. 

Além disso, é possível adicionar novos termos para expandir sua pesquisa e encontrar novos artigos. Ao concluir a pesquisa, é possível salvar a coleção de artigos e, também, compartilhá-la. 

   

Researchrabbits

                                         

 ResearchRabbit é uma ferramenta “de mapeamento de literatura baseada em citações” inovadora e disponível on-line. O escopo dessa ferramenta é otimizar seu tempo na busca de referências no começo do planejamento de seu ensaio, projeto menor ou revisão de literatura.  

O conceito é simples: você começa usando um ou mais artigos e a ferramenta encontra mais artigos relevantes no tema de interesse. Ou seja, ele incorpora inteligência artificial (IA) para digitalizar informações em domínios públicos sobre o que são os diferentes artigos, quem os cita e por quem são citados.