Coleção Especial

Coleção Especial Geraldo França de Lima

Biblioteca Central Santa Mônica
Portal SISBI
20/12/2018 - 15:23 - atualizado em 18/01/2024 - 16:36
Biblioteca: 
Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON)
Formato: 
Livro

Romancista e professor, nasceu em Araguari, MG, em 24 de abril de 1914 e faleceu na cidade do Rio de Janeiro, RJ, em 22 de março de 2003. Ocupou a Cadeira 31 da Academia Brasileira de Letras. O seu primeiro escrito foi a descrição de sua viagem pela antiga Estrada de Ferro Oeste de Minas, de Uberaba a Belo Horizonte, publicado no jornal Araguari. Foi presidente do grupo literário Arcádia Ginasiana de Letras e diretor do jornal "O Kepi", seminário de ideias em Barbacena, MG. Nesse jornal, apareceram suas primeiras poesias.

Em 1951, foi nomeado advogado da Estrada de Ferro Central do Brasil, Rio de Janeiro, RJ, de onde passou para a Procuradoria Geral da República e daí para a Consultoria Geral da República.

Em 1958, foi nomeado professor do Colégio Pedro II na cidade do Rio de Janeiro e posteriormente, admitido como professor de Literatura Brasileira na Faculdade de Letras da UFRJ.

Com o livro “Serras azuis” obteve o Prêmio Paula Brito Revelação Literária 1961, da Biblioteca Pública do Estado da Guanabara. Em 1969, recebeu o Prêmio Fernando Chinaglia pelo seu livro "Jazigo dos vivos", considerado o melhor romance de 1968.

Em 1972, recebeu a grande láurea do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Guanabara, o Prêmio Paula Brito Ficção, destinado a conjunto de obra. Em 1991, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura Luísa Cláudio de Sousa, conferido pelo PEN Clube do Brasil ao romance “Rio da vida”.

No ano de 1994, o Troféu Guimarães Rosa foi concedido a “Folhas ao léu” como conjunto de melhores contos. Pertenceu às seguintes instituições literárias e artísticas: Academia de Letras do Triângulo Mineiro, União Brasileira de Escritores, Academia Brasileira de Arte e PEN Clube do Brasil.

A coleção abrange aproximadamente 1.031 exemplares de livros, além de outros tipos de material informacional e vários objetos pessoais como máquina de escrever, comendas, traje da Academia Brasileira de Letras, entre outros.

Localização:  A coleção está acervada na Biblioteca Central Santa Mônica.