Acontece

Biblios - Episódio 10: Exportar referências

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa
Maria Clara Nunes
10/05/2020 - 17:06 - atualizado em 09/11/2020 - 19:05

Se você usa gerenciadores bibliográficos em seus trabalhos acadêmicos, pode se beneficiar dessa funcionalidade diretamente nas páginas de resultados das bases de dados e das revistas que consultar. Provavelmente você já percebeu que para cada resultado, há sempre um “como citar este documento”, “cite this item” ou até mesmo um simples “citation”. Nesses menus, você encontra opções para exportar a referência bibliográfica do texto consultado para os mais diversos aplicativos gestores de bibliografia, como Citavi, Endnote, Mendeley e Zotero. No Portal de Periódicos da Capes, clique Detalhes, abaixo de cada resultado de busca (Figura 1).

Esses aplicativos também disponibilizam extensão para navegador, que permitem a captura simultânea de todas as referências bibliográficas na página de resultados (Figura 2).

Mas se você não conhece ou não usa gerenciadores, sem problema. Há recurso para facilitar suas anotações. Nos mesmos menus citados anteriormente, você encontra a referência bibliográfica prontinha – basta selecionar, copiar e colar em seu texto (Figura 3).

Dessa forma, acreditamos que com todos os recursos apresentados nesta temporada de Biblios, o processo de sua pesquisa não só vai estar mais bem direcionado, como também vai ser mais eficiente e produtivo. Assim, desejamos-lhe sucesso em suas pesquisas.

 

← Episódio anterior