Acontece

Biblios - Episódio 12: A ilha do dr. Google

Empolgante, irreverente, de roer as unhas
Betânia Nunes
11/05/2020 - 11:39 - atualizado em 02/07/2020 - 15:34

Sabemos bem que não é só de livros (impressos) que vive uma pesquisa acadêmica.
A internet hoje disponibiliza incontáveis recursos de pesquisa mais ágeis e flexíveis do que livros em termos de atualização, mas tão ricos quanto eles em termos de informação.


Pensando nisso, as Bibliotecas UFU comprometem-se a disponibilizar todo (ou quase todo) esse acervo virtual a seus alunos e demais interessados por meio das Ilhas de Pesquisa.


Nelas você acessa um sem-número de e-books, audiolivros, artigos, resenhas, entrevistas, videoaulas, revistas, jornais, bases de dados (e também fotos de celebridades, redes sociais, blogs, músicas, filmes, afinal o cérebrotambém merece um descanso, e até mesmo o texto mais trivial pode ser de interesse para a ciência – é tudo uma questão de perspectiva). 


O acesso é livre, no sentido de que não se pedem usuário ou senha, mas o conteúdo deve ser compatível com o ambiente acadêmico.
Estamos certos de que muitas pesquisas sobre a covid-19 vão ser alimentadas nessas ilhas. Mas cuidado com as criaturas “wellsianas” que pululam essas ilhas e podem levar sua pesquisa para outras praias ou mesmo transformá-la em um monstro “shelleyano” (a não ser que seja essa a intenção...).

Saiba mais: https://bit.ly/2V9vgAA

#ufu #sisbiufu #seriebiblios #visitaorientada #ufuemcasa #bibliotecasuniversitárias #togetherathome

← Episódio anterior                                                                                          Próximo episódio →

Imagem contém prateleira de livros em perspectiva. Na parte superior da imagem, há uma ficha com os dados bibliográficos da série. Do meio para baixo, logotipo das Bibliotecas UFU e, logo abaixo, o nome da série, BIBLIOS, em fonte que simula uma antiga máquina de escrever. Abaixo, simulação de botões para adicionar a série a uma lista, para lê-la e para saber mais informações.