Acontece

Biblios - Episódio 5: Elementos de busca

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa
Maria Clara Nunes
06/05/2020 - 17:10 - atualizado em 22/09/2020 - 17:46

Ao iniciar a busca por trabalhos científicos nas bases de dados, é necessário entender como ela deve ser realizada, a partir da construção de uma estratégia de busca.

A pesquisa por assunto (palavra ou termo) permite identificar documentos relacionados aos termos pesquisados e é realizada dentro das fontes de informação oferecidas pela base, periódico ou biblioteca virtual escolhida.

Não é recomendado que faça a busca a partir de uma frase extensa, mas que seja identificado os termos importantes para a estratégia de busca.

Exemplo: Se desejo pesquisar sobre “Produção do conhecimento sobre promoção da saúde e prática da enfermagem na Atenção Primária”, posso utilizar os termos “Promoção da saúde”, “Enfermeira”, “Enfermagem” e/ou “Atenção Primária”.

Existem alguns elementos que são utilizados no momento da busca, com intuito de aprimorar os resultados. Vamos apresentá-los abaixo.

 

Operadores booleanos

São conectores com objetivo de indicar para o sistema de busca como deve ser realizada a combinação entre os termos a serem pesquisados. Os conectores devem sempre serem inseridos em letra maiúscula como exemplificado abaixo.

AND: os resultados recuperados devem conter um termo E o outro.

Exemplo: energia AND biocombustíveis. Os documentos encontrados recuperam ambas palavras.

OR: os resultados recuperados contem um termo OU o outro.

Exemplo: (energia OR biocombustíveis). Os documentos encontrados recuperam a palavra energia ou a palavra biocombustíveis.

Obs: ao usar o conector OR, utilize-o com os termos dentro de parênteses, como exemplificado acima.

NOT: os resultados recuperados EXCLUEM um dos termos da pesquisa.

Exemplo: energia NOT biocombustíveis. Os documentos encontrados recuperam a palavra energia e não possuem a palavra biocombustíveis.

 

Aspas

As aspas são utilizadas na busca de um termo que contenha mais de uma palavra (termos compostos ou frases), para recuperá-las na ordem correta.

Exemplo: Ao pesquisar por Global warming, os resultados irão recuperar a palavra Global e a palavra warming, porém não necessariamente nessa ordem. Para recuperar a expressão de forma correta, deve-se pesquisar “Global warming” inserindo aspas.

 

Caracteres curinga e de truncamento

Alguns caracteres especiais também podem ser utilizados na estratégia de busca, mas a utilização deles pode sofrer alterações de acordo com o local de pesquisa, pois não são padronizados.

?: O sinal de interrogação pode ser utilizado em substituição a uma letra, dessa forma a ferramenta de busca irá recuperar variações da palavra.

Exemplo: Fazendo a busca do termo “wom?n” serão recuperadas as palavras “woman” e “women”.

* ou $: O asterisco ou cifrão utilizado ao final da palavra recupera variações do sufixo.

Exemplo: A busca do termo “enferm*” recupera termos como “enfermagem”, “enfermeiro(s)”, “enfermeira(s)”, “enfermaria” e outras possíveis variações de sufixo.

 

Diante da necessidade do pesquisador é possível combinar os diferentes elementos citados acima, como em uma equação.

Exemplo: enferm* AND (UBS OR UBSF) NOT atenção básica

Sempre que possível, durante a pesquisa, utilize termos em inglês para obter mais resultados.

 

← Episódio anterior                                                                                          Próximo episódio →