Acontece

Biblios - Episódio 7: Explorando os resultados

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa
Maria Clara Nunes
07/05/2020 - 13:57 - atualizado em 05/10/2020 - 10:35

Já sei utilizar as melhores estratégias para a minha pesquisa, e agora? É imperioso explorar a página que apresenta os resultados de busca para seleção dos documentos pertinentes.

A estrutura de apresentação de resultados das bases de dados não é padronizada, porém ressaltam-se algumas informações mais frequentes que podem ser observadas (Figura 1):

  • quantidade de documentos recuperados;
  • em quais campos o(s) termo(s) pesquisado(s) foi(ram) recuperado(s). Geralmente a pesquisa básica busca por termos informados nos campos título, resumo e palavras-chaves (assunto) dos documentos;
  • documentos disponíveis em texto completo ou não;
  • ordenação: geralmente os resultados de uma pesquisa são apresentados por ordem de relevância, ou seja, os que mais apresentam os termos de busca, no entanto é possível alterar o critério de ordenação para datas, autoria, título ou mais acessados.

Outra dica relevante é atentar-se ao título, pois ele deve retratar o conteúdo do documento, e, posteriormente, ler o resumo do trabalho, para se certificar de que o assunto pautado irá atender à sua pesquisa.

 

← Episódio anterior                                                                                          Próximo episódio →