Acontece

Biblios - Episódio 9: Salvar e compartilhar resultados de busca

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa
Maria Clara Nunes
09/05/2020 - 09:34 - atualizado em 09/11/2020 - 19:04

PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES http://www.periodicos.capes.gov.br/

Para salvar os resultados obtidos na busca por assunto através do Portal Capes, você deve      selecionar os registros de interesse assinalando a estrela que fica no lado esquerdo de cada título, a fim de que este seja automaticamente enviado ao “Meu espaço” (Figura 1).

Para salvar permanentemente os documentos em “Meu Espaço” é necessário realizar o login neste ambiente.

Acessando “Detalhes”, você encontra outras formas de salvar os registros recuperados na opção “Enviar para”, recurso que apresenta as possibilidades de adicionar ao “Meu espaço”, enviar por e-mail, salvar em determinado diretório, ou enviar para os gerenciadores de referência como EasyBib, EndNote, RefWorks, Delicious, BibTex (Figura 2). 

Você pode administrar o “Meu espaço” criando pastas para organizar seus registros armazenados, podendo - cortar, copiar, colar, excluir, enviar por e-mail, adicionar comentários e imprimir, sendo a impressão somente relativa aos metadados: título, autor, assunto e resumo do documento selecionado. Para acessar o texto completo a partir do “Meu espaço” é necessário selecioná-lo na lista de títulos salvos e clicar no link à direita do registro  (Figura 3).

Após o menu “Filtros”, que fica do lado esquerdo da página de resultados, apresentam-se as opções “Salvar a busca”  e “Adicionar página ao Meu Espaço” (Figura 4): com a primeira você pode salvar a estratégia de busca e também criar “alertas”, para que seja informado por e-mail cada vez que forem inseridos novos documentos que atendam àquela estratégia (Figura 5); com a segunda, você adiciona ao Meu Espaço todos os resultados de busca da página atual (todos os resultados ficam automaticamente com a estrela ativada). As buscas realizadas podem ser recuperadas a qualquer momento na aba Buscas, e os resultados, na aba Meu Espaço.

A forma de salvar e compartilhar resultados de pesquisas realizadas nas diferentes bases de dados disponibilizadas no Portal de Periódicos da Capes é específica de cada uma, diferente também, de quando se busca diretamente em periódicos ou livros, que, quando o caso, disponibilizam texto completo em formato PDF para salvamento ou impressão.

 

SERVIÇO DE DESCOBERTA EBSCO Discovery Service (EDS) https://widgets.ebscohost.com/prod/customerspecific/s5277907/searchbox/

Para salvar os resultados obtidos na busca através do EDS, você deve acessar “Resumo detalhado” pela lupa que fica do lado direito de cada resultado, possibilitando:

  • salvar no google drive;
  • enviar por e-mail;
  • salvar em determinado diretório;    
  • referenciar em diversos estilos;
  • exportar para gerenciadores de referência;
  • criar link permanente para o registro;

Realizando o login na Comunidade Federada UFU (CAFe) com e-mail institucional (Figura 6) é possível criar alerta (Figura 7), compartilhar os resultados de busca de uma só vez (Figura 8), salvar em nuvem (Figura 9), e acessar a lupa com as opções de adicionar o registro específico na pasta disponibilizada pelo EDS, acessar texto completo (se disponível) e “Resumo detalhado”,  que possibilita além dos recursos já mencionados, fazer observação e criar link permanente para o registro.

Outra forma de enviar os registros à pasta é assinalando essa opção, que aparece do lado direito da lupa. A pasta do EDS localizada no alto da página de resultados mostra os registros selecionados, permite que sejam impressos, além de possibilitar diversas ações já citadas (Figura 10).

Para armazenar permanentemente os registros salvos na pasta é necessário registrar-se na plataforma pela opção que aparece ao lado da pasta (Figura 10). 

Quando se recuperam textos completos, pode-se fazer download e impressão do texto completo ou, em alguns casos, de apenas um número limitado de páginas do documento.       

 

← Episódio anterior                                                                                          Próximo episódio →