Acontece

Biblios - Episódio 3: Universo de pesquisa

2ª temporada: Pinceladas na pesquisa
Maria Clara Nunes
02/10/2020 - 10:34 - atualizado em 30/11/2020 - 09:15

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) enquanto provedora de ingresso à pesquisa, fornece acesso a plataformas que reúnem produção científica nacional e internacional. No episódio de hoje apresentaremos duas opções de buscas no ambiente virtual.

O Portal de Periódicos da Capes é uma biblioteca virtual que reúne e disponibiliza a instituições de ensino acervo de periódicos com texto completo, bases referenciais, bases de patentes, livros, obras de referências, normas técnicas, estatísticas e conteúdos audiovisuais.

A busca de conteúdos no Portal se dá através de seu site Portal de Periódicos da CAPES e pode ser realizada por Assunto, Periódico, Livro ou Base. Além da oferta de treinamentos e materiais didáticos.

O Serviço de Descoberta EDS (EBSCO Discovery Service) é uma ferramenta de busca integrada que engloba resultados do acervo físico das Bibliotecas UFU, materiais do Repositório Institucional UFU e resultados de diversas bases nacionais e internacionais, além de eBooks.

Para realizar a busca no EDS, basta acessar o site da Biblioteca e clicar no link de Consulta ao acervo (Serviço de Descoberta EDS). O usuário deve selecionar a opção “Pesquisa Integrada” para abranger todo o conteúdo disponibilizado pela ferramenta.

O acesso livre ao Portal de Periódicos da Capes e EDS é limitado, sendo necessário se identificar para conferir todo o conteúdo:

  1. através do registro de IPs da instituição; ou
  2. através do acesso CAFe (Comunidade Acadêmica Federada).

1. Ao conectar o seu dispositivo (notebook, tablet ou smartphone) na rede UFU Institucional e acessar a página inicial do Portal ou EDS, automaticamente é reconhecido o acesso ao conteúdo assinado. Não havendo necessidade de senha ou de identificação de usuários. Portanto esse tipo de acesso só é possível nas dependências da Universidade.

2. O acesso remoto via CAFe permite consulta ao conteúdo assinado do Portal de Periódicos e EDS de qualquer local em que o usuário possuir internet e acesso ao site.

Para o Portal: Acessar a página inicial > Clicar no link “ACESSO CAFE” (Figura 1)

Para EDS: Acessar a página inicial > Selecionar “Pesquisa Integrada” > Buscar pelo termo que deseja > Clicar em “Acesse o Serviço de Descoberta via CAFE” (Figura 2) e inserir as informações solicitadas:

  • sigla ou nome da instituição: UFU
  • e-mail e senha institucionais: seuemail@ufu.br e senha do e-mail

*  Clique aqui para criar seu e-mail institucional

O acesso remoto só é possível para membros da Universidade, sejam eles alunos, professores ou técnicos administrativos.

 

← Episódio anterior                                                                                          Próximo episódio →