Serviço

ORCID - Vinculação

ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor
Daniela
30/05/2019 - 17:46 - atualizado em 07/09/2022 - 21:55
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo
Assunto: 
Bibliotecas: 
Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON)

Histórico

Universidade Federal de Uberlândia (UFU) tornou-se membro institucional do ORCID em 15 de março de 2019, o que possibilitou a integração com o Ducere - Repositório Institucional (mar. 2019) e, posteriormente, o Portal de Periódicos UFU-PPUFU (ago. 2022), permitindo aos usuários que submeterem trabalhos no RI-UFU ou artigos no PPUFU tenham seus registros ORCID alimentados automaticamente.

 

O que é?

ORCID (Open Researcher and Contributor ID) em português ID Aberto de Pesquisador e Contribuidor é um identificador persistente único e gratuito para os pesquisadores, analistas e acadêmicos. Ele permite e facilita a identificação no âmbito nacional e internacional do histórico de produção científica do pesquisador, e lhe permite controlar quais dados que serão vinculados ao seu identificador e como esses dados se tornarão públicos e compartilhados.

O ORCID pode ser comparado com Currículo Lattes, porém em uma escala internacional, uma vez que pode ser pesquisado por qualquer usuário ou instituição, como editores, repositórios, associações profissionais, universidades, agências de fomento e outros financiadores.

O responsável pelo ORCID é uma organização homônima sem fins lucrativos.

 

Como funciona?

O ORCID é composto de 16 dígitos numéricos “0000-0002-0000-0510”, que consegue unificar várias informações que possibilite localizar e identificar o pesquisador, como por exemplo, o nome do autor que pode sofrer alterações ao longo de sua carreira, podendo ser citado de diferentes formas, usando abreviaturas, ambiguidades, ou na integra. Essa identidade permite que o pesquisador informe toda a sua produção ao longo de sua carreira. Mesmo que se desvincule de alguma instituição ou pesquisa, o registro continuará em seu ORCID, além de possibilitar a alimentação automática por meio da integração com o  Ducere - Repositório Institucional.

 

Quem pode usar?

Toda a comunidade UFU: discentes, docentes e técnicos administrativos. 

Para a integração é necessário somente autorização do pesquisador aos editores internacionais no momento da submissão da produção científica.

 

Benefícios

A disponibilização da produção acadêmica científica da UFU, por meio da integração do Ducere – Repositório Institucional com o ORCID, que por sua vez está integrado com outras plataformas como o DOI - Digital Object Identifier, ResearcherID, Scopus ID, Web of Science e Currículo Lattes.

Para fazer o cadastro ou vincular o ORCID na sua conta do Repositório Institucinal UFU acesse o Tutorial ou assista o vídeo, se o registro ou vinculação for no Portal de Periódicos UFU acesse o tutorial.

 

Serviços relacionados

Responsável
Tópicos: