Serviço

Entrega e Submissão de TCC, Teses e Dissertações no Repositório Institucional

Documentos devem ser incluídos no Repositório Institucional (RI/UFU)
Portal SISBI
16/10/2016 - 20:33 - atualizado em 22/10/2026 - 11:11
Público-alvo: 
Estudante
Bibliotecas: 
Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON)

Acesso ao Repositório Institucional

SUBMISSÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TCC NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UFU.

Os programas de graduação e pós-graduação stricto sensu, deverão submeter no Repositório Institucional da UFU - DUCERE de acordo com as portarias PROPP Nº 2, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 e PROGRAD Nº008 de 19 de maio de 2017, a versão eletrônica dos trabalhos de conclusão de curso, das dissertações e das teses produzidas por seus discentes na instituição, ficando estes disponiveis para consulta pública e registro histórico da produção acadêmico-científica da UFU.

As instruções para os discentes, orientadores, secretarias para submissão de teses, dissertações e TCC’s estão disponíveis em:

 

PASSO A PASSO PARA SUBMISSÃO NO REPOSITÓRIO

  • GRADUAÇÃO
  • Segundo passo “Cadastro RI-UFU”
    1. Disponível em Cadastro de usuário
    2. Para finalizar o cadastro no RI-UFU, é necessário que o autor realize o preenchimento do Formulário a fim de que lhe seja concedido acesso à coleção.
  • Terceiro passo “Registro do ORCID”
    1. Disponível em Registro do ORCID
  • Quarto passo "Inserir a Ata de Defesa"
  1. Disponível em Inclusão da Ata de Defesa

 

Fluxo completo do processo de submissão:

 

 

Obs. Todo(a) orientador(a) deverá estar cadastrado no RI-UFU, pois sem o mesmo o discente não terá acesso ao processo de submissão

 

Requisitos para submissão:

  • TCCs: Versão final deve estar salva em PDF/A.
  •  Teses e Dissertações: ​A versão final deve conter:
    • Capa;
    • Folha de rosto;
    • Ficha catalográfica com o DOI gerada pelo Portal do aluno ou elaborada pelo Setor de Catalogação do SISBI/UFU;;
    • Ata de defesa assinada pelos membros da  banca examinadora;
    • Resumo na língua vernácula e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas;
    • DOI nas referências bibliográficas.
    • Salvo em PDF/A       

Embargo:

O embargo consiste na restrição de acesso ao arquivo PDF do trabalho, impedindo sua visualização, enquanto os metadados permanecem disponíveis para consulta.

A solicitação de prorrogação do embargo deverá ser encaminhada para o e-mail repositorio@ufu.br, acompanhada dos seguintes dados: nome do autor, título do trabalho, nome do orientador e, no caso de teses e dissertações, o respectivo Termo de Autorização para Publicação.

OBS.: O material informacional ficará retido por 2 (dois) anos e para ampliação deste prazo será necessário que o discente faça uma nova solicitação, por e-mail, ratificando sua solicitação. ​

Para teses e dissertações, além dos dados mencionados anteriormente, deverá ser encaminhado para a Secretaria do seu curso o Termo de Autorização para Publicação no RI-UFU, devidamente preenchido e assinado de próprio punho ou por meio de assinatura eletrônica via Gov.br.Para concluir o cadastro no RI-UFU e obter acesso à coleção para submissão do trabalho, o autor deverá preencher o Formulário de submissão ao Repositório Institucional

 


Responsável