Entrega e Submissão de TCC, Teses e Dissertações no Repositório Institucional
16/10/2016 - 20:33 - atualizado em 19/12/2023 - 08:05
SUBMISSÃO DE TESES, DISSERTAÇÕES E TCC NO REPOSITÓRIO INSTITUCIONAL UFU.
Os programas de graduação e pós-graduação stricto sensu, deverão submeter no Repositório Institucional da UFU - DUCERE de acordo com as portarias PROPP Nº 2, DE 03 DE OUTUBRO DE 2017 e PROGRAD Nº008 de 19 de maio de 2017, a versão eletrônica dos trabalhos de conclusão de curso, das dissertações e das teses produzidas por seus discentes na instituição, ficando estes disponiveis para consulta pública e registro histórico da produção acadêmico-científica da UFU.
As instruções para os discentes, orientadores, secretarias para submissão de teses, dissertações e TCC’s estão disponíveis em:
- Página do RI UFU
- Página do youtube do SISBI:
PASSO A PASSO PARA SUBMISSÃO NO REPOSITÓRIO
- GRADUAÇÃO
- Primeiro passo “Cadastro RI-UFU”
- Disponível em Cadastro de usuário
- Disponível em vídeo no Youtube
- Para finalizar o cadastro no RI-UFU, é necessário que o autor realize o preenchimento do Formulário a fim de que lhe seja concedido acesso à coleção.
- Segundo passo “Registro do ORCID”
- Disponível em Registro do ORCID
- Disponível em vídeo no Youtube
- Terceiro passo “Conversão para PDF/A”
- Disponível em Conversão em PDF/A
- Disponível em vídeo no Youtube
- Quarto passo “Submissão do trabalho”
- Disponível em Autoarquivamento TCC/TCR
- Disponível em vídeo no Youtube
- PÓS-GRADUAÇÃO
- Primeiro passo “Confeccionar a Ficha Catalográfica”
- Segundo passo “Cadastro RI-UFU”
- Disponível em Cadastro de usuário
- Disponível em vídeo no Youtube
- Para finalizar o cadastro no RI-UFU, é necessário que o autor realize o preenchimento do Formulário a fim de que lhe seja concedido acesso à coleção.
- Terceiro passo “Registro do ORCID”
- Disponível em Registro do ORCID
- Disponível em vídeo no Youtube
- Quarto passo "Inserir a Folha de Aprovação assinada ou a Ata de Defesa assinada eletrônicamente"
- Disponível em Inclusão da Ata de Defesa ou folha de Aprovação
- Quinto passo “Buscar o DOI das referências Bibliográficas”
- Disponível em Busca do DOI
- Disponível em vídeo no Youtube
- Sexto passo “Conversão para PDF/A”
- Disponível em Conversão em PDF/A
- Disponível em vídeo no Youtube
- Sétimo passo “Submissão do trabalho”
- Disponível em Autoarquivamento de Tese e Dissertação
- Disponível em vídeo no Youtube
- Oitavo passo envio do termo de autorização para secretaria do programa.
Fluxo completo do processo de submissão:
- Mapa do processo de submissão ao Repositório Institucional (RI/UFU)
- Descritivo do processo de submissão ao RI-UFU
Obs. Todo(a) orientador(a) deverá estar cadastrado no RI-UFU, pois sem o mesmo o discente não terá acesso ao processo de submissão
Requisitos para submissão:
- TCCs: Versão final deve estar salva em PDF/A.
- Teses e Dissertações: A versão final deve conter:
- Capa;
- Folha de rosto;
- Ficha catalográfica com o DOI elaborada pela Divisão de Catalogação e Classificação do SISBI/UFU;
- Ata de defesa ou folha de aprovação devidamente assinada pelos membros da banca examinadora,;
- Resumo na língua vernácula e em língua estrangeira, ambos seguidos das palavras-chave nos respectivos idiomas;
- DOI nas referências bibliográficas.
- Salvo em PDF/A
Embargo:
É a retenção do acesso ao PDF dos trabalhos, não permitindo a visualização do arquivo da produção científica. A solicitação do embargo do trabalho já publicado no RI-UFU, deve realizada por e-mail repositorio@ufu.br, juntamente com os seguintes dados: nome do autor, título e orientador.
OBS.: O material informacional ficará retido por 2 (dois) anos e para ampliação deste prazo será necessário que o discente faça uma nova solicitação, por e-mail, ratificando sua solicitação.
Para Teses e dissertações, além dos dados acima, deve-se anexar o Termo de autorização para publicação no RI UFU, devidamente preenchido de próprio punho. Não é permitido assinatura digital. .
Para finalizar o cadastro no RI-UFU, é necessário que o autor realize o preenchimento do Formulário a fim de que lhe seja concedido acesso à coleção.