Serviço

Reserva do hall e Captura de imagens

reserva para realização de eventos artístico-culturais, técnico-científicos da comunidade acadêmica interna e externa e captura de imagens
Maria Clara Nunes
18/05/2022 - 11:05 - atualizado em 09/08/2022 - 10:46
Público-alvo: 
Estudante / Professor / Técnico administrativo / Comunidade externa
Assunto: 
Bibliotecas: 
Biblioteca Central Santa Mônica (BCMON) / Biblioteca Setorial Umuarama (BSUMU) / Biblioteca Setorial Educação Física (BSFIS) / Biblioteca Setorial ESEBA (BESEB) / Biblioteca Setorial Pontal (BSPON) / Biblioteca Setorial Patos de Minas (BSPAT) / Biblioteca Setorial Monte Carmelo (BSMTC) / Biblioteca Setorial Glória (BSGLO)

O que é

Disponibilização de espaços das Bibliotecas UFU, mediante agendamento, para realização de eventos artístico-culturais, técnico-científicos e captura de imagens pela comunidade interna ou externa, com o objetivo de intensificar o papel da biblioteca como ambiente de interação do usuário com as representações científicas e culturais nas suas diversas formas.

Durante a realização dos eventos, é facultado ao interessado capturar imagens para fins de registros históricos.

Solicitação

As solicitações de reserva do hall/captura de imagens devem ser realizadas mediante o preenchimento do formulário de reserva, preferencialmente, com no mínimo 72 horas de antecedência da realização do evento.

A data para reserva do hall deverá ser escolhida de acordo com a disponibilidade, conforme consta na agenda pública de eventos das Bibliotecas.

Análise

As solicitações serão analisadas, deferidas ou indeferidas conforme segue:

O deferimento ou indeferimento da solicitação será feito em até 48 horas após a confirmação do recebimento da solicitação por e-mail, contendo as instruções para preenchimento do Termo de Responsabilidade.

Confirmação

Após comunicação de deferimento, o servidor responsável irá enviar para o e-mail do solicitante o link do Termo de Responsabilidade da utilização do hall e/ou da captura de imagens;

O solicitante deverá responder ao e-mail com o Termo de Responsabilidade devidamente preenchido e assinado, para que seja confirmada a reserva. O documento será encaminhado ao Setor de Agendamento de Espaço Físico da Prefeitura Universitária pela biblioteca.

Cancelamento

O pedido de cancelamento de reserva do hall/captura de imagens deverá ser enviado por e-mail com a antecedência mínima de 48 horas.

A Biblioteca poderá efetuar o cancelamento da reserva por motivo de força maior.

Horários

Os eventos deverão obedecer ao horário de funcionamento das Bibliotecas.

Regras de utilização do espaço

Não é permitido:

  • Execução de som no ambiente da exposição;
  • Atitudes que proporcionem aglomeração excessiva de pessoas, produzindo barulho que poderá refletir nos demais ambientes da biblioteca;
  • Utilização de fitas adesivas nas paredes do hall para afixação de cartazes, evitando sujar e danificar o ambiente.
  • Fica proibida a prática de comércio, campanhas, solicitação de donativos, exceto com a autorização da Diretoria do Sistema de Bibliotecas.

Responsabilidades

Todos os serviços e equipamentos referentes a transporte e montagem da exposição são de inteira responsabilidade do expositor, inclusive, prego, martelo, mobiliários (cadeiras e mesas), materiais de papelaria (fio de nylon, fita crepe, pincéis, canetas, entre outros) e embalagens dos materiais a serem expostos.

As bibliotecas não se responsabilizam por indenizar danos ou furtos que porventura ocorrerem com os materiais expostos.

A retirada dos materiais da exposição deve acontecer no último dia previsto no agendamento, respeitando-se o horário de funcionamento da biblioteca.

A exposição ou mostra no hall da biblioteca dá direito ao organizador/expositor de uma declaração referente ao evento com prazo de 8 dias para expedição.

Regras para captura de imagem

  • Os equipamentos devem ser posicionados de forma a permitir a livre circulação de pessoas;
  • Não é permitido o uso de equipamentos e recursos que possam restringir a mobilidade ou conforto de outras pessoas, como flashes;
  • Não é permitida a montagem de estruturas que obstruam a visão ou espaço, tais como tendas, biombos, varais, painéis e mesas;
  • As escadas da edificação não podem ser utilizadas como apoio para pessoas ou equipamentos;
  • Não é permitido afixar quaisquer objetos em paredes, pisos ou outros componentes da edificação;
  • É proibida a utilização de material pirotécnico ou inflamável.
  • Ao coletar imagens nas Bibliotecas UFU, atente-se ao disposto no inciso IV do artigo 2º da Lei Geral de Proteção de Dados (LEI Nº 13.709, DE 14 DE AGOSTO DE 2018):

“Art. 2º A disciplina da proteção de dados pessoais tem como fundamentos:

[...]

IV - a inviolabilidade da intimidade, da honra e da imagem [...]"

  • Não exponha imagens capturadas nas bibliotecas sem finalidade acadêmica.
  • Cuidado ao publicar ou compartilhar imagens nas mídias sociais, cujo direito autoral não lhe pertence. O uso de imagens sem a autorização das pessoas retratadas ou a não citação do autor pode trazer consequências legais.

Links para acessar os documentos

Formulário de Reserva do hall e Captura de imagens

Termo de Responsabilidade de utilização do hall

Termo de Responsabilidade de captura de imagens

Link agenda pública de eventos

     


      Agenda